Medidas de Trump elevaram incertezas no ambiente externo nos últimos meses, afirma Fazenda
Ministério da Fazenda destaca impactos das políticas de Donald Trump nas incertezas econômicas globais. Revisão da projeção do IPCA para 2023 reflete as mudanças no cenário inflacionário.
Ministério da Fazenda afirmou que as incertezas cresceram no ambiente externo devido a medidas do presidente americano Donald Trump.
As declarações foram feitas no Boletim Macrofiscal, que detalha as projeções para as principais variáveis macroeconômicas.
Segundo o ministério, as tarifas de importação, cortes de pessoal e restrições à imigração nos EUA têm gerado tensões comerciais e geopolíticas, exacerbando a volatilidade nos mercados globais.
A avaliação afirma que o aumento do protecionismo pode pressionar a inflação, mas o impacto negativo da incerteza na atividade econômica pode mitigar esse efeito.
O ministério revisou a estimativa do IPCA para 2023 de 4,8% para 4,9% devido a mudanças marginais no cenário da inflação.
Para o período até 2025, espera-se a desaceleração nos preços monitorados e alimentos, estabilização da inflação de serviços e aceleração nos bens industriais.
Medidas para controlar os alimentos e a manutenção do câmbio em torno de R$ 5,80 podem ajudar a melhorar o cenário.
As projeções para o IPCA são de 3,5% para 2026 e 3% a partir de 2027.