Medidas deste ano são suficientes para meta zero, afirma Tebet
Simone Tebet destaca que o governo está empenhado em alcançar a meta de déficit primário zero para este ano, mas ressalta a necessidade de novas medidas para atingir o superávit programado para 2024. A ministra pediu a colaboração do Congresso Nacional para a compensação fiscal necessária diante das isenções propostas.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo federal tem condições de atingir a meta de dívida primária zero para este ano. Contudo, para o próximo ano, que preveem um superávit de 0,25% do PIB, novas medidas serão necessárias.
Tebet destacou que o governo vem adotando ações como o combate a fraudes em programas sociais e a melhoria na qualidade dos gastos públicos.
"Isso para alcançar a meta zero é suficiente", disse ela, mas acrescentou que ajustes adicionais serão necessários para o superávit do ano seguinte.
Sobre as gastos tributários, a ministra afirmou que ajustes são essenciais, mas tranquilizou que o Super Simples não será extinto. "Preciso saber se a pessoa que está lá não abriu 5 ou 6 empresas para fugir de um imposto maior", explicou.
Por fim, Tebet ressaltou a necessidade de o Congresso Nacional aprovar uma compensação fiscal para a isenção do Imposto de Renda de pessoas que ganham até R$ 5 mil: "Se vamos abrir mão de dinheiro, é preciso compensar."