HOME FEEDBACK

Meloni defende abordar de maneira 'razoável' a guerra de tarifas

Meloni ressalta a importância de uma resposta equilibrada à guerra tarifária dos EUA e defende a unidade entre a Europa e América. A primeira-ministra italiana destaca que reações impulsivas não são o caminho, buscando um diálogo construtivo.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, defendeu neste sábado (29) uma abordagem "razoável" para a escalada da guerra de tarifas entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Ela ressaltou a importância da unidade transatlântica diante das ações do presidente americano, Donald Trump, que lançou uma guerra comercial usando tarifas como principal estratégia.

Trump anunciou uma taxa de 25% sobre automóveis importados a partir de 3 de abril, afetando a indústria automotiva alemã. Além disso, os EUA ameaçam taxas de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias, especialmente francesas.

Meloni, a única líder europeia na posse de Trump, acredita ser sua "responsabilidade" defender esta unidade e "reconstruí-la se necessário". Ela mencionou a importância de agir de maneira razoável em relação às divergências sobre direitos alfandegários.

Atualmente, 10% das exportações italianas vão para os EUA, sendo a metade composta por máquinas e instrumentos.

A nova tarifa de 25% dos EUA sobre automóveis fabricados fora do país foi anunciada após a UE adiar as retaliações contra produtos americanos até meados de abril, buscando uma solução negociada.

Leia mais em exame