Membro do Fed vê incerteza e diz que empresas hesitam entre investir e cortar custos
Apesar de dados econômicos positivos, presidente do Fed de Richmond alerta para incertezas que impedem decisões empresariais. Ele destaca que, mesmo com a estabilidade do emprego, o clima de pessimismo pode afetar investimentos e a inflação.
Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, alertou sobre a incerteza no clima econômico, apesar de dados robustos. Em discurso em 26 de outubro, ele afirmou que a situação não é alarmante, mas não inspira confiança.
Barkin destacou que a indecisão deixou líderes empresariais hesitantes, sem cortar gastos ou investir. O otimismo pré-eleitoral de pequenas empresas e CFOs se dissipou.
Ele apontou fatores de incerteza, como tarifas com a União Europeia, Orçamento Federal e questões no Oriente Médio. As empresas estão repassando custos, afetando a inflação, com expectativas de aumento nos preços a partir de julho e agosto.
No emprego, Barkin alertou que, se o repasse de custos falhar, pode haver demissões. No entanto, a redução na imigração pode ajudar a aliviar pressões sobre o desemprego.
Com juros altos e incertezas geopolíticas inibindo investimentos, ele expressou preocupação com o ambiente de negócios futuro. O Fed seguirá paciente e reagirá quando a visibilidade melhorar.