HOME FEEDBACK

Mendonça e Moraes trocam indiretas sobre o papel do Judiciário

Ministros do STF expressam visões opostas sobre judicialização e liberdade de expressão em evento do Lide. O embate ideológico ocorre em um momento crítico para Alexandre de Moraes, que enfrenta sanções internacionais e críticas por sua atuação nas investigações relacionadas a Jair Bolsonaro.

Conflito Ideológico no STF

No 24º Fórum Empresarial do Lide, em Rio de Janeiro (22.ago.2025), os ministros do STF, André Mendonça e Alexandre de Moraes, tiveram um embate sobre independência judicial e liberdade de expressão.

Pela manhã, Mendonça criticou o ativismo judicial, afirmando que este implica na prevalência do judiciário sobre outros poderes.

Mais tarde, Moraes respondeu, chamando a autocontenção judicial de estratégia de regimes autoritários. Ele destacou que apenas em autocracias o líder pode agir sem limites e não ser responsabilizado.

João Doria, co-chairman do Lide, ressaltou a importância de ouvir as opiniões divergentes dos ministros.

O momento é especialmente delicado para Moraes, que enfrenta sanções da Lei Magnitsky dos EUA e críticas por sua atuação no inquérito das fake news.

Ele também é relator da ação penal contra Jair Bolsonaro relacionada a uma tentativa de golpe de Estado, com julgamento agendado para 2 de setembro.

Moraes fez menções indiretas ao ex-presidente, alertando que atacar a democracia pode resultar em ditadura. Além disso, criticou as big techs por suas ações contra a mídia brasileira, comparando-as a práticas nazistas promovidas na Alemanha dos anos 1930.

Leia mais em poder360