HOME FEEDBACK

Mendonça vai liberar acesso a investigações sobre fraude no INSS, diz CPI

Ministro André Mendonça indica que o STF deve compartilhar investigações sobre fraudes no INSS com a CPI do Congresso. Comissão planeja tornar públicas as informações em até dois meses e pode convocar ex-ministros para esclarecimentos.

Ministro do STF, André Mendonça, deve liberar acesso a investigações sobre frades no INSS à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A informação foi revelada nesta quarta-feira, 27, pelos presidentes da CPI, senador Carlos Viana e deputado Alfredo Gaspar.

A CPI irá receber do STF investigações que não sejam sigilosas e que não estejam sob investigação da Polícia Federal.

O objetivo é tornar pública essa informação em até dois meses.

Após reunião com Mendonça, Viana afirmou que o ministro se mostrou disposto a colaborar, mencionando que a responsabilidade pela investigação é dele.

Na segunda-feira, 25, o ministro Dias Toffoli perdeu o controle do caso, que foi redistribuído para Mendonça a pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e acolhido pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Viana também anunciou que a CPI fará acareações entre ex-ministros da Previdência e diretores de associações, caso haja versões conflitantes.

Todos que ocuparam o ministério da Previdência entre 2015 e 2025 foram convidados a prestar depoimento, assim como dez presidentes do INSS.

A CPI do INSS promete ser um dos principais desafios para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo semestre, funcionando até março de 2026, sob controle da oposição.

Leia mais em infomoney