Mercado de ‘carros voadores’ pode faturar US$ 280 bilhões até 2045, prevê subsidiária da Embraer
Estudo aponta que os "carros voadores" podem revolucionar a mobilidade urbana nos próximos anos, especialmente na Ásia-Pacífico. O crescimento da população urbana e a busca por soluções sustentáveis impulsionam a demanda por aeronaves eVTOL.
A Eve projeta que o mercado global de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) alcançará um faturamento de US$ 280 bilhões até 2045.
A receita virá de oportunidades proporcionadas por uma frota de 30 mil “carros voadores” destinados a atender a demanda de três bilhões de passageiros até lá.
A subsidiária da Embraer aponta que o aumento da população em grandes centros urbanos criará a demanda por mobilidade urbana mais ágil, com os “carros voadores” se posicionando como solução.
Johann Bordais, diretor-presidente da Eve, afirma que o mercado de mobilidade aérea urbana se beneficiará do crescimento urbano, maior congestionamento de tráfego e a transição para meios de transporte sustentáveis.
A Ásia-Pacífico é vista como a região mais promissora em termos de crescimento, enquanto América do Norte e América Latina também oferecem boas oportunidades. A Europa apresenta menor potencial devido a questões regulatórias.
Os desafios a serem enfrentados incluem:
- Confiabilidade e segurança dos veículos
- Evolução no gerenciamento de tráfego aéreo urbano
- Desenvolvimento de melhores baterias
- Aprovações regulatórias