HOME FEEDBACK

Mercado de trabalho ainda é saudável, mas deve ser ‘monitorado com atenção’, diz Hammack, do Fed

Beth Hammack destaca a criação de empregos abaixo do esperado e sinaliza necessidade de monitoramento do mercado de trabalho. Apesar das pressões inflacionárias, dirigente do Fed mantém otimismo cauteloso sobre a saúde econômica dos EUA.

Presidente da distrital de Cleveland do Fed, Beth Hammack, afirmou que o relatório de empregos de julho foi “decepcionante”, com números muito abaixo do esperado.

Apesar disso, Hammack acredita que o mercado de trabalho americano ainda está em equilíbrio, mas com sinais que precisam ser “monitorados com atenção”.

As declarações foram feitas à BloombergTV após a divulgação do “payroll”, que indicou uma criação de empregos abaixo do esperado e uma forte revisão para baixo nos dois meses anteriores, retirando 258 mil empregos da conta.

Hammack destacou que o Fed está “muito mais distante” da meta de inflação do que da meta de emprego máximo. Ela também apontou que a inflação continua a ser uma pressão, afetando empresas que enfrentam um ambiente de alta incerteza.

Ela prevê um enfraquecimento adicional do mercado de trabalho até o fim do ano e acredita que a economia opera próxima do nível de equilíbrio dos juros de longo prazo, afirmando que “não falta muito para chegar à taxa neutra”.

Hammack considera a política monetária “um pouco restritiva” e em um “momento delicado”. Ela ressaltou que o “payroll” de julho é apenas um indicador e que novos dados serão liberados antes da reunião de setembro do Fomc.

Ela concluirá a reunião com a “mente aberta” para possíveis decisões em relação à redução de juros.

Leia mais em valoreconomico
Fed