HOME FEEDBACK

Mercado reage positivamente após Tarcísio dar sinais de que disputará a Presidência em 2026

Investidores celebram sinais de candidatura de Tarcísio de Freitas à presidência, impactando positivamente o câmbio e a Bolsa. Expectativas de mudanças na política fiscal e valorização das commodities também animam o mercado.

Entusiasmo no Mercado Financeiro com a possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência em 2026.

A moeda americana caiu 0,20%, fechando a R$ 5,41. Analisado como um reflexo de fatores externos e internos, essa queda se relaciona com a possibilidade de Tarcísio concorrer ao Palácio do Planalto.

Durante eventos em Barretos e na capital paulista, Tarcísio comentou a necessidade de discutir um “projeto para o Brasil”, com foco na questão fiscal. Economistas veem isso como um aceno ao mercado, que busca maior rigor nas contas públicas.

Gestores acreditam que, caso a oposição vença em 2026, uma mudança na política fiscal pode ocorrer em 2027, reduzindo os prêmios de risco. Além disso, a valorização das commodities e a expectativa de corte de juros nos EUA influenciaram o ânimo do mercado.

O Boletim Focus do Banco Central indicou a 13ª redução consecutiva nas projeções de inflação e trouxe estimativas menores para o IPCA em 2025, 2026 e, pela primeira vez, para 2027, reforçando a percepção de controle sobre a inflação.

A Bolsa de Valores (B3) teve leve alta de 0,04%, fechando aos 138.025 pontos, impulsionada por ações de consumo e energia, além do suporte de Petrobras e Vale.

Tarcísio, em busca de aproximação com Brasília, intensificou sua presença em eventos e encontros com o Centrão. Empresários de destaque, como André Esteves do BTG Pactual, manifestaram apoio à sua candidatura, afirmando que ele “vai se eleger com certeza” em 2026.

Leia mais em jovem-pan