Mercado reduz expectativa de cortes no Fed após Trump suspender a maioria das tarifas
Expectativas de cortes nas taxas de juros do Fed são reduzidas após anúncio de pausa nas tarifas por Trump. Títulos do Tesouro dos EUA enfrentam queda significativa, enquanto moedas estrangeiras se fortalecem.
Expectativas de cortes nas taxas de juros do Fed diminuem
Os traders reduziram suas expectativas para cortes nas taxas de juros do Federal Reserve (Fed) após o presidente Donald Trump pausar suas tarifas sobre a maioria dos países.
Na quarta-feira (9), o mercado precificou menos de três reduções de 0,25 ponto percentual, após Trump anunciar a suspensão de tarifas recíprocas por 90 dias, enquanto aumentava os impostos sobre a China para 125%.
Os títulos do Tesouro dos EUA caíram, com o rendimento dos títulos de dois anos subindo 30 pontos-base, o maior aumento desde 2009, para acima de 4%.
Sean Simko, da SEI Investments, afirma: “Isso deu ao Fed mais tempo para monitorar a inflação. Este é um movimento otimista.”
Cerca de uma hora antes das declarações de Trump, um leilão de US$ 39 bilhões em notas de 10 anos teve boa demanda, aliviando preocupações no mercado.
Subadra Rajappa, do Société Générale, comentou: “Isso certamente alivia algumas das preocupações no mercado.”
Após o leilão, o dólar permaneceu em baixa, favorecendo moedas estrangeiras, como o dólar australiano, neozelandês e canadense, que subiram ao menos 1% em relação ao americano.
O ETF Vanguard FTSE Emerging Markets (VWO) subiu até 6%, a maior alta desde março de 2022.
Brendan McKenna, do Wells Fargo, destacou: “O recuo de Trump deve impulsionar o sentimento dos investidores e elevar os preços dos ativos de mercados emergentes no curto prazo.”