Mercados da Ásia devem abrir com cautela antes de encontro de Trump e Zelensky
Expectativa de encontros diplomáticos entre EUA e Ucrânia mantém investidores cautelosos. Dados de inflação no Japão e na Europa também são monitorados em busca de sinais sobre política monetária.
Mercados asiáticos devem iniciar o pregão de forma tímida, antes das negociações entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky. A cúpula EUA-Rússia terminou sem um cessar-fogo na guerra da Ucrânia.
Os futuros de ações nos EUA operavam estáveis no início do pregão após o S&P 500 fechar em queda na sexta-feira. O dólar manteve-se em faixa estreita frente às principais moedas.
O preço do petróleo recuou, após Trump evitar tarifas adicionais à China sobre compras de energia russa. Ele fez da exigência de um cessar-fogo sua principal prioridade, ameaçando medidas contra Moscou se não fosse atendido.
Os investidores aguardam a reunião entre Trump e Zelensky, prevista para segunda-feira, com poucos detalhes sobre as negociações EUA-Rússia. Jordan Rochester, da Mizuho Corp, comentou: “A disposição da Ucrânia em aceitar os termos da Rússia pode fazer a reação do mercado ser branda.”
Na Ásia, os futuros indicam que os índices de referência podem recuar, seguindo o desempenho das ações nos EUA. Dados sobre a confiança do consumidor e inflação mostraram pioras na última semana.
Os investidores estarão atentos aos dados de inflação do Japão, que podem impactar a política do Banco do Japão. As taxas de empréstimo da China também são monitoradas, diante de expectativas de estímulos econômicos.
No Reino Unido e na Zona do Euro, dados de inflação serão divulgados, e a Alemanha apresentará crescimento. As movimentações de traders se intensificam antes do simpósio anual do Federal Reserve, onde o discurso de Jerome Powell será esperado.
Economistas do ANZ Group preveem um corte na política monetária da Nova Zelândia, mas alertam sobre o risco de descontentamento do mercado.
Principais movimentos de mercado: Futuros do S&P 500 operavam estáveis às 7h31, horário de Tóquio.