HOME FEEDBACK

Mercados da Ásia têm alívio com expectativa por pacote chinês para incentivar consumo

Expectativa cresce nos mercados globais após anúncio de medidas de estímulo na China. Ações asiáticas e americanas registram altas significativas, enquanto traders aguardam novos dados econômicos e políticas de estabilização.

China toma medidas para reavivar o consumo, gerando expectativas de rali nas ações globais. Os mercados asiáticos registraram alta, com futuros na Austrália, Japão e Hong Kong subindo.

Na sexta-feira (14), o S&P 500 avançou 2,1% e o Nasdaq 100, 2,1%, após o governo dos EUA evitar uma paralisação. O índice Golden Dragon teve alta de 2,7%, antecipando anúncios chineses sobre consumo na segunda-feira (17).

Esse alívio ocorre após uma liquidação global desde fevereiro, marcada por tarifas de importação, alertas de recessão e tensões geopolíticas. Indicadores de ações caíram para o menor nível desde setembro antes da recuperação.

Ações chinesas se destacaram, alcançando o nível mais alto desde dezembro, impulsionadas por uma meta de crescimento de 5% e a euforia em torno da IA. Traders agora esperam mais detalhes das políticas para estabilizar os mercados e aumentar salários e taxas de natalidade.

O analista Tony Sycamore afirmou que as iniciativas visam revitalizar o consumidor chinês e apoiar o rali global. O aumento do S&P 500 foi o maior desde a eleição presidencial em novembro, apesar das preocupações com políticas comerciais nos EUA.

Os rendimentos do Tesouro subiram à medida que a demanda por ativos de refúgio caiu. O euro se fortaleceu, com um acordo em um pacote de defesa e infraestrutura na Alemanha impulsionando as expectativas. Especialistas do Barclays notaram que o pacote fiscal pode impactar outras nações da UE.

O sentimento do dólar, no entanto, está se deteriorando, com a possibilidade de que o rali do euro-dólar tenha atingido seu pico.

Saiba mais em Bloomberg.com

Leia mais em bloomberg