Mercados europeus caem depois de tarifas de Donald Trump
Mercado europeu sente impacto das tarifas comerciais anunciadas por Trump, com perdas significativas nos principais índices. Ursula von Der Leyen classifica as medidas como um golpe severo para a economia global.
Queda nos índices europeus nesta 5ª feira (3.abr.2025) após o anúncio de tarifas comerciais dos EUA pelo presidente Donald Trump.
O DAX da Alemanha recuou 2,28% às 10h (horário de Brasília).
- Euro Stoxx 50: -3,06%
- Ibex (Espanha): -1,62%
- FTSE MIB (Itália): -2,66%
- FTSE 100 (Londres): -1,39%
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von Der Leyen, classificou as tarifas dos EUA como um “duro golpe” contra a economia mundial.
Trump proclamou o “Liberty Day” como a declaração de independência econômica dos EUA, afirmando que os cidadãos norte-americanos finalmente teriam a chance de prosperar.
Desde o início de seu 2º mandato, em 20 de janeiro, Trump impôs diversas tarifas com o objetivo de fortalecer a economia americana. A 1ª medida tarifária foi anunciada em 1º de fevereiro, com 25% sobre produtos do México e Canadá.
Essa ação foi tomada em meio a negociações com Claudia Sheinbaum (México) e Justin Trudeau (Canadá), e o pacote entrou em vigor em 4 de março.