Mercosul e Canadá retomam negociações de acordo de livre comércio
Negociações entre Mercosul e Canadá são retomadas em meio a tensões comerciais com os EUA. Ministros destacam a importância de fortalecer parcerias e criticar medidas unilaterais que afetam o comércio.
Retomada das negociações Mercosul-Canadá
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou a retomada das negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá nesta 2ª feira (25.ago.2025).
As tratativas estavam suspensas desde 2021 e foram reativadas devido a medidas tarifárias impostas pelos EUA.
A declaração de Vieira foi feita ao lado do ministro do Comércio canadense, Maninder Sidhu, após reunião no Palácio Itamaraty. Ambos criticaram as “medidas unilaterais” contra o comércio baseado em regras, sem mencionar Trump ou os EUA diretamente.
A retomada era esperada após reunião entre Lula e Mark Carney no G7, em junho. O Canadá é o 7º maior parceiro comercial do Brasil, e ambos enfrentam medidas sem justificativas dos EUA, considerando o momento “oportuno e estratégico” para as conversas.
O Mercosul está sob a presidência do Brasil neste semestre, e Vieira afirmou ter o apoio de Argentina, Paraguai e Uruguai para avançar nas negociações.
Uma missão empresarial do Brasil a Toronto está agendada de 10 a 12 de setembro, com reuniões ampliadas em outubro. Sidhu destacou a força da relação comercial e a intenção de “levar essa parceria ao próximo nível”.
O representante canadense esteve em conversas produtivas com ministros brasileiros e terá encontros com empresários em São Paulo em 3ª feira (26.ago).