HOME FEEDBACK

Mercosul fecha acordo de livre comércio com bloco europeu Efta

Mercosul e Efta desenvolvem novo acordo que promete impulsionar o comércio entre os blocos. A assinatura final ocorrerá após aprovação parlamentar e deve ser concluída até 2025.

Mercosul conclui negociações de acordo de livre comércio com o bloco europeu Efta (Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein), segundo declaração conjunta divulgada durante cúpula em Buenos Aires.

As negociações começaram em 2017 e foram anunciadas em 2019, mas enfrentaram atrasos devido a pedidos de garantias ambientais por parte dos países do Efta, especialmente após o aumento do desmatamento no Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro.

O novo acordo criará uma zona de comércio livre com quase 300 milhões de pessoas e um PIB conjunto superior a US$ 4,3 trilhões. Previsão de acesso a mercado para mais de 97% das exportações de ambos os blocos, aumentando o comércio bilateral.

Mercosul e Efta se comprometem a dar passos necessários para assinatura do acordo nos próximos meses de 2025.

As negociações com o Efta avançaram juntamente com as da UE, impulsionadas pelo contexto político nos EUA. O vice-presidente da Suíça, Guy Parmelin, veio a Buenos Aires para anunciar o acordo.

Embora a assinatura final demore alguns meses, não são esperadas resistências como as que ocorreram nas negociações com a UE. O acordo Mercosul-UE foi finalizado em dezembro de 2024, mas ainda aguarda aprovação parlamentar.

A intenção é que a assinatura do acordo Mercosul-UE ocorra em dezembro, durante a presidência do Brasil no Mercosul.

Leia mais em infomoney