HOME FEEDBACK

Mercosul fecha acordo de livre comércio com países da EFTA

Mercosul e EFTA finalizam negociação histórica de livre comércio, visando expandir relações comerciais. O acordo, que já enfrentou impasses relacionados à sustentabilidade e propriedade intelectual, será anunciado hoje em Buenos Aires.

O Mercosul fechou um acordo de livre comércio com a EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio). O anúncio será feito hoje pelo Itamaraty, durante a Cúpula do Mercosul em Buenos Aires.

As negociações começaram em 2017 e foram aceleradas pelos impactos do "tarifaço" promovido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, neste ano.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Nelsinho Trad (MDB-MS), confirmou que o acordo será divulgado pelos chanceleres dos dois blocos. Trad recebeu delegações da Suíça e Noruega para tratar do tema.

Esse acordo, diferente do planejado com a União Europeia, precisa ser chancelado em plebiscito popular pelos suíços.

Os principais impasses incluíam questões de sustentabilidade, manejo de florestas e propriedade intelectual. Além disso, as regras de origem foram debatidas, definindo quais produtos são considerados originários do bloco.

Nelsinho Trad também destacou que o Mercosul assumiu compromissos em propriedade intelectual e desenvolvimento sustentável, buscando atender ao interesse do governo brasileiro.

A EFTA, criada em 1960, é composta por Suíça, Noruega, Liechtenstein e Islândia, somando cerca de US$ 1 trilhão em PIB e mais de 13,5 milhões de habitantes. As negociações com o Mercosul iniciaram em 2017, com um pré-acordo jurídico estabelecido em 2019.

Leia mais em valoreconomico