Merz perde votação no Parlamento para chanceler da Alemanha
Friedrich Merz não conseguiu os votos necessários para se tornar chanceler, marcando um momento histórico no Bundestag. O resultado levanta incertezas sobre a formação do governo e o futuro político da Alemanha.
Friedrich Merz, líder conservador alemão, não conseguiu os votos necessários para se tornar chanceler nesta 3ª feira (6.mai.2025).
Nove parlamentares se abstiveram e 307 votaram contra Merz, segundo a presidente do Bundestag, Julia Kloeckner. O político de 69 anos recebeu apenas 310 votos, seis a menos que a maioria absoluta.
Esta é a 1ª vez na história do pós-guerra da Alemanha que um candidato perde o 1º turno de votação. O resultado gera incertezas sobre viagens planejadas de Merz como novo chanceler para a França e Polônia.
Os conservadores da CDU/CSU obtiveram 28,5% dos votos nas eleições de fevereiro, necessitando de um parceiro para um governo majoritário. Eles formaram uma coalizão com o SPD, que teve 16,4% dos votos, prometendo reformar a Alemanha.
Após a votação, Kloeckner suspendeu a sessão parlamentar. O Bundestag agora tem 14 dias para eleger Merz ou outro chanceler.
Alice Weidel, da extrema-direita, sugeriu que “Merz deveria afastar-se e o caminho deveria ser aberto para uma eleição geral.” O colíder do Partido Verde, Felix Banaszak, alertou que o fracasso de Merz foi um ponto de virada e que a Alemanha precisa de estabilidade.