HOME FEEDBACK

Meta integra WhatsApp a sistema de anúncios do Instagram e Facebook, e libera chamadas de voz para empresas

Meta unifica gerenciamento de campanhas publicitárias entre WhatsApp, Instagram e Facebook. Novas funcionalidades visam otimizar a experiência de empresas e consumidores com anúncios direcionados e comunicação direta.

Meta unifica campanhas publicitárias entre WhatsApp, Instagram e Facebook

Duas semanas após anunciar anúncios no WhatsApp, a Meta revelou que campanhas publicitárias serão gerenciadas em uma única plataforma. A atualização foi apresentada durante a conferência Conversations 2025.

A mudança permite que empresas utilizem o mesmo material de anúncios (imagem, texto e vídeo) e orçamento nas três plataformas. A inteligência artificial será amplamente utilizada para otimizar a distribuição das campanhas.

A união possibilita disparo de publicações pagas na aba de Atualizações do WhatsApp e envio de mensagens. Este é um passo na monetização do app, que é o mais popular no Brasil e possui 3 bilhões de usuários globalmente.

Em junho, a Meta anunciou que postagens patrocinadas seriam exibidas na aba de Status do WhatsApp, uma novidade, já que o aplicativo não tinha espaço para conteúdos impulsionados anteriormente.

Outra novidade é a liberação de chamadas de voz e futuramente vídeo entre empresas e usuários no WhatsApp. A funcionalidade será disponível para empresas maiores no WhatsApp Business nas próximas semanas.

De acordo com a Meta, 1,5 bilhão de pessoas acessam diariamente o espaço de Atualizações. A publicidade no WhatsApp é vista como “uma grande oportunidade” para negócios. O usuário que clica na publicidade do Status é direcionado para uma conversa com o anunciante.

A empresa destaca que o sistema de disparo de mensagens não dará acesso a números de celulares dos usuários. Para enviar mensagens de marketing, as empresas devem obter consentimento prévio dos usuários (opt-in).

A Meta também planeja expandir o uso de agentes de inteligência artificial no aplicativo, permitindo que empresas criem assistentes virtuais automatizados para suporte ao cliente e recomendação de produtos.

Essas mudanças visam transformar o WhatsApp de um app de mensagens privadas para uma plataforma de uso comercial e público.

Leia mais em o-globo