Meta investe US$ 3,5 bi na dona do Ray-Ban para avançar em óculos com IA
Meta investe 3 bilhões de euros na EssilorLuxottica, ampliando sua presença no mercado de óculos inteligentes. A parceria pode fortalecer o desenvolvimento de produtos inovadores enquanto a empresa se dedica à Inteligência Artificial.
A Meta Platforms adquiriu uma participação minoritária de menos de 3% na EssilorLuxottica, maior fabricante de óculos do mundo, por cerca de 3 bilhões de euros (US$ 3,5 bilhões).
Esse acordo reflete o compromisso da Meta com o segmento de óculos inteligentes. A empresa, controladora do Facebook, pode aumentar sua participação para cerca de 5% no futuro.
As ações da EssilorLuxottica subiram 6,9% após a notícia, enquanto as ações da Meta permaneceram estáveis na Nasdaq.
A parceria entre Meta e EssilorLuxottica vai além do investimento: ambas têm colaborado para desenvolver óculos inteligentes com IA. A Meta já lançou óculos Ray-Ban e, recentemente, óculos da marca Oakley.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, vê os óculos inteligentes como uma forma de controlar a distribuição de seus produtos, diversificando assim suas operações fora do uso de smartphones.
Para a EssilorLuxottica, o acordo representa uma chance de aprofundar sua presença na tecnologia, o que pode ser vantajoso se as inovações da Meta se concretizarem.
A Meta acredita que no futuro, as pessoas vão trabalhar e se divertir usando fones de ouvido ou óculos.
A notícia também impactou a Warby Parker, cuja ação subiu até 4,3%.