Meta pode enfrentar multas devido ao seu modelo de consentimento ou pagamento, alerta UE
Reguladores alertam que a Meta pode enfrentar pesadas multas diárias se não adequar seu sistema de consentimento. A Comissão Europeia monitora a conformidade da gigante da tecnologia com as leis antitruste após uma recente penalização.
A Meta Platforms pode enfrentar multas diárias se não cumprir a ordem antitruste da União Europeia, alertaram reguladores nesta sexta-feira (27).
A Comissão Europeia emitiu a advertência dois meses após aplicar uma multa de 200 milhões de euros (US$ 234 milhões) à empresa por violação da Lei dos Mercados Digitais (DMA).
A multa foi relacionada ao novo modelo de pagamento ou consentimento da Meta, introduzido em novembro de 2023, que violou a DMA até novembro de 2024. O modelo oferece um serviço gratuito aos usuários que consentem em ser rastreados, financiado por receitas de publicidade, ou a opção de pagar por um serviço sem anúncios.
A Comissão está avaliando as mudanças feitas pela Meta e indicou que são limitadas. “A Comissão não pode confirmar se essas medidas são suficientes para cumprir os parâmetros de conformidade”, afirmou um porta-voz.
Adicionalmente, a não conformidade contínua pode resultar em multas periódicas a partir de 27 de junho de 2025, podendo chegar a 5% do faturamento médio diário global da empresa. A Meta não comentou de imediato.