Meu pai foi muito importante para eu me tornar padre, disse novo papa Leão 14
Novo papa Leão 14 reflete sobre a influência familiar e a vocação sacerdotal em entrevista à Rai. Ele destaca a importância dos ensinamentos do pai e os desafios que a Igreja enfrenta na atualidade.
Em entrevista à Rai, antes de ser eleito papa, Robert Prevost compartilhou como sua família influenciou sua vocação e a importância dos conselhos do pai.
O agora papa Leão 14 disse: "Muitas pessoas foram importantes no meu caminho, incluindo familiares e sacerdotes."
Ele lembrou de conversas com seu pai, que não era um diretor espiritual, mas ofereceu conselhos sobre as dúvidas de deixar a vida religiosa para ter uma vida "normal."
Prevost destacou a importância da intimidade entre seus pais e a proximidade com Cristo em sua vocação. "Escutar meu pai de forma humana e profunda fez a diferença", afirmou.
A entrevista, realizada antes do conclave que o elegeu, revelou sua infância em Chicago, em uma família católica, e sua jornada até o sacerdócio aos 27 anos. "Cresci vendo a dedicação dos meus genitores à paróquia", contou.
Prevost decidiu se tornar sacerdote aos 14 anos após conhecer os agostinianos. "Disse ‘tá bom, vou para o seminário e depois vemos.'”
Sobre os desafios da Igreja, disse: "Muitas vezes deixamos a Igreja se tornar uma instituição. A verdadeira Igreja deve ser uma comunhão de fiéis."
Ele ressaltou que a voz da Igreja deve ser um testemunho de esperança, especialmente em tempos de violência, guerra e conflito.