HOME FEEDBACK

Mexicana cumpre pena inédita por criticar políticos poderosos nas redes

Karla Estrella enfrenta uma punição inédita que a obriga a se desculpar por críticas a políticos, refletindo a crescente pressão sobre a liberdade de expressão no México. Sua situação levanta preocupações sobre o uso abusivo das leis de violência política de gênero para silenciar vozes dissidentes.

Karla Estrella, mexicana de 47 anos, cumpre neste domingo (10) uma pena inédita: desculpar-se por 30 dias seguidos após criticar um casal de políticos no X.

Seu caso reflete denúncias de jornalistas sobre pressões crescentes no México, com a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) alertando sobre uma "tendência preocupante" de censura judicial.

Estrella escrevia no X: "Eu te peço desculpas (...) pela mensagem que esteve carregada de violência simbólica, psicológica (...)", durante um mês. Ela se sente em uma situação de desamparo.

A controvérsia começou em fevereiro de 2024, quando Estrella acusou o deputado Sergio Gutiérrez Luna de nepotismo, em relação à sua esposa, Diana Karina Barreras, que era candidata a deputada. A publicação foi denunciada e resultou em uma sentença inapelável por violência política de gênero.

A corte decidiu que sua crítica "afetou" o desempenho profissional de Barreras. Estrella, incrédula, afirmou: "Sou uma cidadã normal, que usa suas redes para opinar..." A presidente Claudia Sheinbaum considerou a sanção um "excesso".

A punição foi baseada em duas leis, permitindo a aplicação de normas destinadas a partidos e empresários sobre cidadãos comuns, o que é visto como uma violação à liberdade de expressão.

Além de se desculpar e pagar uma multa, o nome de Estrella será exposto até 2027 como "pessoa sancionada". Contudo, a sanção aumentou o apoio de opositores, que criticam o casal nas redes sociais.

Com um senso de humor intacto, Estrella, que viu seus seguidores pularem de 7.000 para quase 60.000, planeja levar seu caso à Corte Interamericana devido ao "excesso" cometido pelos magistrados.

Leia mais em exame