HOME FEEDBACK

México agradece a Trump por anúncio sobre medidas drásticas contra tráfico de armas

Claudia Sheinbaum elogia medidas dos EUA contra o tráfico de armas e defende soberania do México em relação ao combate ao narcotráfico. A presidente evita comentar sobre declarações de Trump e reafirma a importância da comunicação oficial entre os países.

Claudia Sheinbaum, presidente do México, agradeceu nesta segunda-feira (5) as novas medidas do governo de Donald Trump contra o tráfico de armas que abastecem cartéis de narcotráfico.

O combate ao contrabando de armas é uma das principais exigências do México, que está movendo ações judiciais contra fabricantes nos Estados Unidos. O país alega que entre 200 mil e 750 mil armas chegam anualmente de lá, em um comércio considerado “negligente e ilícito”.

Durante coletiva de imprensa, Sheinbaum citou as declarações de Trump sobre uma “mão dura contra o tráfico de armas”. O agente especial da agência americana ATF, Brendan Iber, detalhou que Trump e a procuradora-geral Pam Bondi ordenaram ações drásticas contra contrabandistas.

Sheinbaum também evitou comentar sobre declarações de Trump, que insinuou que ela rejeitou a oferta de envio de militares americanos ao país por “medo” de organizações criminosas. Ela reafirmou sua rejeição baseada em soberania e destacou a importância da comunicação direta em vez de se manifestar pela imprensa. Já manteve pelo menos cinco conversas telefônicas com Trump desde seu mandato.

*Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan