México considera 'injusto' anúncio de Trump sobre tarifas de 30%
Negociações entre México e EUA buscam evitar tarifas comerciais planejadas por Donald Trump. O governo mexicano considera que as taxas propostas são injustas e procura alternativas que protejam a economia de ambos os países.
Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, anunciou que o país está em negociações com os EUA para um acordo tarifário até 1º de agosto.
O comunicado destaca que a imposição de tarifas em agosto é considerada injusta pelas autoridades mexicanas.
Representantes do governo mexicano se reuniram com os Departamentos de Estado, Comércio e Energia dos EUA para discutir temas da relação bilateral.
Durante a assembleia, os principais tópicos abordados foram segurança, migração, fronteira e água, além das relações econômicas.
As autoridades mexicanas expressaram que as tarifas planejadas são uma medida injusta e reafirmaram que não concordam com a decisão.
O acordo prevê que a mesa permanente binacional busque alternativas que protejam empresas e empregos antes da imposição das tarifas.
Donald Trump também anunciou que, a partir de agosto, haverá uma taxação de 30% sobre produtos do México e da União Europeia.
O México, cujo 80% das exportações vão para os EUA, é altamente vulnerável a essas tarifas, que Trump utiliza como retaliação à imigração irregular e ao tráfico de drogas.
Trump comentou que, apesar da ajuda do México para proteger a fronteira, suas ações “não são suficientes”.