HOME FEEDBACK

México deve liberar mais frigoríficos do Brasil para exportação de carne, diz secretário

Auditorias visam liberar exportações de carne bovina brasileira para o México, que já é o segundo maior comprador do Brasil. A análise será feita em 14 frigoríficos, incluindo grandes grupos como Marfrig e JBS.

Auditorias de Frigoríficos Brasileiros

O secretário de comércio do Ministério da Agricultura, Luis Rua, informou que 14 frigoríficos brasileiros passarão por auditorias de autoridades mexicanas em setembro. O objetivo é liberar envios de carnes ao México.

Em agosto, o México ultrapassou os EUA e se tornou o segundo maior comprador de carne bovina do Brasil, após as tarifas americanas sobre produtos brasileiros. O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo.

Rua comentou: "Haverá uma auditoria em setembro" e expressou otimismo sobre a aprovação das plantas. Segundo relatos, as unidades são de grandes frigoríficos como Marfrig, JBS e BRF.

Analistas especulam que as tarifas dos EUA poderão modificar o comércio de carne bovina, com possibilidade de reexportação através do México. O ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, negou que o plano incluísse o aumento de embarques brasileiros para os EUA.

A aprovação dos 14 frigoríficos se somaria às 35 plantas já autorizadas a exportar para o México, disse Rua.

O Ministério da Agricultura mexicano não respondeu a pedidos de comentário.

Leia mais em folha