México processa Google por mudar nome do Golfo do México para Golfo da América a pedido de Trump
Sheinbaum defende a restituição do nome original do Golfo do México em plataformas digitais. A presidente ameaça judicialmente o Google e critica a mudança decretada por Trump.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta sexta-feira (9) que seu governo processou o Google por mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América em sua plataforma de mapas nos Estados Unidos.
Sheinbaum afirmou que o Google “já está sendo processado”, mas não especificou detalhes sobre a ação legal. Ela pediu que o Google coloque o nome correto em suas plataformas, conforme corresponde ao território dos Estados Unidos, México e Cuba.
O tema não foi discutido nas conversas recentes entre Sheinbaum e Donald Trump, que, no primeiro dia de seu segundo mandato, assinou um decreto mudando o nome do golfo.
Sheinbaum ironizou o decreto, sugerindo que os EUA poderiam ser chamados de "América Mexicana", referindo-se a mapas do século XVII. A mudança foi apoiada pela Câmara dos Representantes dos EUA, que aprovou um projeto de lei para formalizar a nova nomenclatura.
Além do Google, a Apple também alterou o nome em seus mapas para os usuários americanos. A presidente mexicana já enviou cartas à empresa e ameaçou ações judiciais.
Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira