HOME FEEDBACK

México supera EUA como 2º destino da carne bovina brasileira em agosto, diz Abiec

México ultrapassa Estados Unidos e se torna o segundo maior importador de carne bovina brasileira. O aumento das importações coincide com a missão do vice-presidente do Brasil ao país, buscando otimizar as exportações em meio às tarifas americanas.

São Paulo (Reuters) – O México superou os Estados Unidos em agosto e agora ocupa a segunda posição no ranking dos importadores de carne bovina brasileira, segundo a associação do setor Abiec.

A mudança ocorreu devido à crescente importação de carne do Brasil e à queda dos embarques para os EUA, impactados por tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

Entre 1º e 25 de agosto, o Brasil enviou 10,2 mil toneladas de carne ao México, totalizando US$ 58,8 milhões. Em contrapartida, os embarques para os EUA caíram para 7,8 mil toneladas, ou US$ 43,6 milhões.

De janeiro a julho, o Brasil exportou 67.659 toneladas ao México, quase o triplo do volume do ano anterior. O Brasil foi responsável por 23,5% das importações mexicanas de carne bovina em 2024.

A Abiec destacou a importância de um tratado de livre comércio com o México para aumentar a competitividade das exportações brasileiras e renovar o Pacote Contra a Inflação e a Carestia no México.

O presidente da Abiec, Roberto Perosa, afirmou ainda que não se pode falar em substituição dos EUA, que continua sendo um mercado importante para o Brasil.

Além da carne bovina, o Brasil exporta ao México carnes de frango e suína, soja, produtos florestais e café.

Leia mais em infomoney