Mídia internacional destaca pedido de asilo e indiciamento de Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo, são indiciados por coação durante investigação relacionada à tentativa de golpe de Estado. A acusação inclui manobras para pressionar autoridades brasileiras e um pedido de asilo político na Argentina.
Indiciamento de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro
Na 4ª feira (20.ago.2025), jornais internacionais noticiaram o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no curso do processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
O indiciamento se relaciona ao inquérito que investiga a atuação de Eduardo nos EUA, onde ele supostamente articulou pressões e sanções contra autoridades brasileiras.
O que os jornais disseram:
- Asilo na Argentina: O pedido de asilo político ao governo de Javier Milei foi revelado em um relatório da PF.
- Elogiando Trump: Mensagens entre Jair e Eduardo mostram que este último o chama de “ingrato” por tentar influenciar o governo Trump.
- Evitar a Prisão: Detalhes sobre a estada de 2 noites de Bolsonaro na Embaixada da Hungria em Brasília.
A transferência de R$ 2 milhões para a conta da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também foi reportada, além do indiciamento relacionado a atos de 8 de janeiro de 2023, que ecoam o ataque ao Capitólio nos EUA.
A publicação menciona a operação de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia, e a acusação da PF de tentativa de interferência no julgamento ao incentivar pressões de autoridades dos EUA.
Eduardo Bolsonaro estava, segundo a reportagem, envolvido em manobras para evitar que seu pai fosse responsabilizado pela tentativa de golpe, além de deliberações sobre tarifas comerciais com Trump.
Leia mais: Acesse detalhes sobre os áudios e mensagens do celular de Bolsonaro apreendido.