Milei quer retorno de programa que dispensa visto para entrar nos EUA
Argentina inicia negociações para retorno ao Programa de Isenção de Vistos dos EUA. Cidadãos argentinos poderão viajar sem visto, desde que cumpram requisitos específicos estabelecidos pela legislação americana.
Presidente argentino Javier Milei assinou, em 28.jul.2025, uma declaração de intenções com a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, para reintegrar a Argentina ao VWP (Programa de Isenção de Vistos).
Esse ato inicia as tratativas para que cidadãos argentinos possam entrar nos EUA sem visto, benefício que esteve em vigor entre 1996 e 2002. A suspensão ocorreu devido à crise econômica e preocupações dos EUA com imigração irregular.
Para ser incluída no programa, a Argentina deve atender aos requisitos da Lei de Melhoria do Programa de Isenção de Vistos de 2015. Os principais critérios são:
- Requisitos de segurança nacional;
- Controle de imigração.
O VWP permite que cidadãos de países habilitados entrem nos EUA por até 90 dias para turismo ou negócios, sem visto formal. Atualmente, 42 países fazem parte do programa, sendo o Chile o único na América do Sul.
Viajantes devem solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem antes de embarcar e ter passaporte com validade mínima de 6 meses após a saída dos EUA.
Apesar da declaração formal, ainda não há um cronograma definido para a implementação da medida.