Milhares são evacuados de cidade alemã por bomba da 2ª Guerra Mundial
Evacuação atinge 17 mil pessoas e afeta importantes pontos turísticos e históricos da cidade. Operação de desarmamento da bomba traz riscos adicionais e mobiliza equipes especializadas.
Evacuação em Dresden: Parte da população foi obrigada a deixar suas casas devido à descoberta de uma bomba britânica de 250 kg da 2ª Guerra Mundial em 6 de agosto de 2025.
A bomba foi encontrada durante obras na Carolabrücke, uma ponte central da cidade, no dia anterior. Esse evento provocou a maior evacuação em Dresden desde a 2ª Guerra Mundial.
Approximately 17 mil pessoas foram evacuadas de uma área de 1 km ao redor do local, incluindo zonas turísticas e densamente povoadas.
- A igreja Frauenkirche
- O complexo Zwinger
- A Ópera Semper
A evacuação impactou também o transporte na cidade, com a estação central de Dresden fechada parcialmente e interrupções em linhas de ônibus, bondes e trens.
Nove centros de educação infantil, 14 instituições de ensino e 4 lares de idosos foram afetados, totalizando 392 pessoas evacuadas. Um telefone de emergência foi disponibilizado para informações à população.
A bomba, enterrada por quase 80 anos, precisa ser desarmada no local, um processo classificado como delicado por especialistas. As autoridades mobilizaram equipes técnicas que seguem protocolos rigorosos de segurança.
A história de Dresden inclui um bombardeio devastador em fevereiro de 1945, resultando em dezenas de milhares de mortos. Bombas não detonadas continuam a ser descobertas frequentemente na Alemanha, representando um risco real mesmo após décadas.