HOME FEEDBACK

Milhares se despedem de Miguel Uribe, presidenciável assassinado na Colômbia

Senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe é homenageado após assassinato em atentado. Morte reacende temores sobre a violência política nas eleições colombianas de 2026.

Milhares de pessoas formaram filas nesta terça-feira (12) no Congresso da Colômbia para se despedir do senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe, morto em um atentado no dia anterior. O |assassinato de Uribe abala a campanha para as eleições presidenciais de 2026 e reacende o temor da violência política.

Desde a manhã, filas longas chegavam à Praça Bolívar, onde as pessoas aguardavam para prestar homenagem.
Uribe, filho de uma jornalista assassinada por Pablo Escobar, era favorito da direita para substituir o presidente de esquerda Gustavo Petro. O designer gráfico José Corvita expressou: “Infelizmente, em nosso país, se alguém pensa diferente, a solução é matá-la”.

Dentro do Congresso, o pai de Uribe abraçava o caixão coberto pela bandeira da Colômbia, enquanto a esposa María Claudia Tarazona e os filhos se despediam.
Muitas pessoas circulavam no local e tiravam fotos.

Em uma cerimônia militar, o presidente Petro pediu um minuto de silêncio e informou que “especialistas internacionais” estão investigando o caso. Seis pessoas foram presas, incluindo o autor do disparo, um adolescente de 15 anos. A principal suspeita é a dissidência das Farc chamada Segunda Marquetalia.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan