Mineiros são resgatados após mais de 30 horas na África do Sul
Todos os mineiros foram resgatados após mais de 30 horas presos em uma mina de ouro. O incidente ocorreu devido a um dano no sistema de içamento que acessa o poço.
Resgate de trabalhadores na mina Kloof
Os 260 trabalhadores presos no fundo do poço de uma mina de extração de ouro nos arredores de Joanesburgo foram resgatados na sexta-feira, após mais de 30 horas de espera.
A mineradora Sibanye-Stillwater informou que os mineiros estavam retidos desde a quinta-feira, quando um acidente danificou o sistema de içamento na mina Kloof, localizada a cerca de 60 km de Joanesburgo.
A primeira fase do resgate trouxe 79 trabalhadores à superfície às 13h30 (horário local) e o restante foi resgatado seis horas depois. A companhia garantiu que, durante o incidente, os funcionários não correram risco de ferimentos.
O Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM) indicou que o problema começou por volta das 5h da manhã da quinta-feira.
A mineração é uma das principais atividades econômicas da Africa do Sul, que é o maior exportador mundial de platina e um importante fornecedor de ouro, diamantes e carvão. Acidentes em minas são, infelizmente, frequentes na região.