HOME FEEDBACK

Mineração crescerá com maior segurança jurídica, diz CEO da Hydro

Anderson Baranov destaca a importância de uma regulação eficaz para o crescimento da mineração no Brasil, sem comprometer as exigências ambientais. CEO da Norsk Hydro Brasil vê potencial para o país ascender no ranking global de mineração nos próximos anos.

Anderson Baranov, 54 anos, CEO da Norsk Hydro Brasil, disse que a mineração pode crescer no Brasil com maior previsibilidade institucional.

Ele destacou que isso requer organização dos órgãos reguladores, sem reduzir exigências ambientais e sociais. Baranov afirmou: “Onde tem a mineração legal, tem proteção ambiental, reflorestamento, investimento social, capacitação”.

Em sua avaliação, o Brasil pode alcançar o 2º ou 3º lugar no ranking global de mineração em 5 anos. Atualmente, está em 5º ou 6º, atrás da China (1ª), Austrália (2ª) e Rússia (3ª).

Baranov apontou o grande potencial de investimentos em mineração. “O país pode aumentar sua capacidade de produção e influência mundial”, disse.

A Hydro minera bauxita e produz alumínio no Pará. O impacto da tarifa de importação de 50% dos EUA, anunciada em 9.jul, está em avaliação. Baranov comentou que análises estão sendo conduzidas pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio).

Abaixo, trechos da entrevista:

Leia mais em poder360