Minério de ferro cai com demanda fraca da China
Fatores como a retração na atividade industrial da China e a fragilidade do setor imobiliário contribuem para a queda nos preços do minério de ferro. As projeções de demanda mais fraca e alertas de autoridades australianas também impactam negativamente o mercado.
Contratos futuros de minério de ferro caem nesta terça-feira devido a dados decepcionantes de atividade industrial na China e problemas persistentes no setor imobiliário.
Autoridades australianas emitiram alertas de preços mais baixos, e a expectativa de demanda sazonal mais branda também impactaram o sentimento do mercado.
O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) fechou com queda de 1,32%, a 708,5 iuanes (US$98,92) por tonelada.
O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura perdeu 0,98%, a US$93,1 por tonelada.
A atividade industrial na China encolheu pelo terceiro mês consecutivo em junho, mas em ritmo mais lento. O sentimento dos negócios ainda é moderado.
O setor imobiliário em fraqueza e um relatório do governo australiano sobre perspectivas fracas afetaram ainda mais o sentimento, segundo o ANZ.
Além disso, um pedido de Jiang Wei, secretário geral da Associação de Ferro e Aço da China, para restrição de exportações de tarugos também gerou incerteza no mercado.
Por fim, o volume de minério de ferro despachado pela Austrália e Brasil caiu 7,4% de 23 a 29 de junho, revertendo a alta da semana anterior, conforme reportado pela Mysteel.