Minério de ferro cai com expectativa de corte na produção de aço na China
Queda nos preços do minério de ferro reflete preocupações com a demanda devido a cortes na produção de aço na China. A desvalorização acontece mesmo após estímulos monetários do governo para recuperação econômica.
Queda nos preços do minério de ferro ocorre nesta quinta-feira, com investidores preocupados com enfraquecimento da demanda e expectativas de cortes na produção de aço na China.
O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian teve uma queda de 2,73%, fechando a 693,5 iuanes (US$95,82) por tonelada, o menor valor desde 11 de abril.
O minério de ferro de referência para junho na Bolsa de Cingapura também registrou baixa.
Segundo Zhuo Guiqiu, analista da corretora Jinrui Futures, “as expectativas de cortes na produção de aço influenciam o mercado”, resultando em queda mais acentuada nos preços dos ingredientes do que nos valores do aço.
A Associação de Ferro e Aço da China confirmou esforços em controlar a produção de aço bruto. Em março, a China anunciou um plano para reestruturar sua indústria siderúrgica com cortes na produção, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.
O analista Zhuo destacou que a produção de metal quente deve alcançar um pico em breve, sendo um indicador-chave para a demanda de minério de ferro.
A fraqueza no mercado de ferrosos persiste, mesmo com a injeção de estímulos monetários por Pequim, visando mitigar os danos econômicos da guerra comercial com os Estados Unidos.