Minério de ferro cai conforme investidores mudam foco para carvão metalúrgico
Preocupações com a demanda na China fazem preços do minério de ferro despencarem. Investidores se afastam do minério e voltam suas atenções para o carvão metalúrgico, que apresenta alta em meio a verificações de segurança.
PEQUIM (Reuters) – Os preços futuros de minério de ferro caíram nesta quarta-feira devido a preocupações com a demanda na China e liquidação de posições de investidores que migraram para o carvão metalúrgico.
O minério de ferro de referência para setembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,7%, a US$ 101,75 a tonelada.
Na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), o contrato de setembro encerrou com queda de 0,06%, a 794,5 iuanes (US$ 110,52) por tonelada.
As compras no mercado spot estão fracas, pois as usinas estão cautelosas em relação ao estoque antes de um importante evento em setembro, a cerimônia de comemoração do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. As siderúrgicas da região norte costumam restringir a produção para melhorar a qualidade do ar.
O sentimento especulativo é fraco, já que muitos investidores mudaram seu foco para o mercado de carvão, mais volátil.
- O carvão metalúrgico teve alta de 6,45%, impulsionado por temores de contração de oferta e verificações de segurança ambiental.
- Analistas observaram que flutuações no preço do carvão atraíram mais investidores, aumentando a volatilidade.