Minério de ferro cai na bolsa de Dalian com maior oferta e estoques
Aumento na oferta de minério de ferro pelas mineradoras Vale e Fortescue pressiona preços na bolsa de Dalian. Apesar da queda, expectativa otimista persiste com a construção da maior usina hidrelétrica do mundo na China.
Preços do minério de ferro em queda na bolsa de Dalian devido ao aumento da oferta das mineradoras Vale e Fortescue, e maiores estoques de aço nas usinas chinesas.
O contrato mais negociado de setembro do minério de ferro fechou com queda de 0,55%, a 811 iuanes (US$113,40) por tonelada métrica.
Em contraste, o minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura teve uma leve alta de 0,44%, a US$104,9 a tonelada.
Analistas do ANZ destacam que os sinais de maior oferta enfraqueceram os preços na Dalian.
- A mineradora Vale reportou um aumento de 3,7% na produção do segundo trimestre em relação ao ano anterior.
- A Fortescue registrou recorde de embarques no quarto trimestre, com custos mais baixos.
- A produção diária de aço subiu 2,1% e os estoques aumentaram 3,9%, segundo dados da Associação de Ferro e Aço da China.
As exportações de tarugos de aço da China atingiram 4,72 milhões de toneladas de janeiro a maio, quase igualando o total do ano inteiro de 2024.
Apesar disso, o sentimento permanece positivo após o anúncio da construção da maior usina hidrelétrica do mundo, dando suporte aos preços do aço.