HOME FEEDBACK

Minério de ferro sobe em Dalian com aumento da demanda da China

Demanda crescente na China impulsiona recuperação dos preços futuros do minério de ferro, apesar de tensões comerciais. A produção de ferro gusa nas siderúrgicas chinesas e a expansão da atividade fabril sustentam a alta do mineral.

Preços futuros do minério de ferro se recuperam nesta terça-feira, impulsionados pela demanda crescente na China. A alta superou as preocupações com a guerra comercial dos EUA.

O contrato de maio do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) fechou em alta de 1,86%, a 792 iuanes (US$108,98) a tonelada. No início da sessão, os preços chegaram a 797 iuanes, o maior valor desde 3 de março.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro avançou 1,64%, a US$102,65 a tonelada.

A consultoria chinesa Mysteel destacou que o aumento na produção de ferro gusa pelas siderúrgicas chinesas deu suporte aos preços do minério importado, com uma produção de 2,3728 milhões de toneladas em março, um aumento de 10.200 toneladas mês a mês.

O consumo diário de minério importado subiu 13.200 toneladas mensais, segundo a Everbright Futures. A produção de ferro gusa é um indicativo da demanda por minério de ferro.

A sustentabilidade da recuperação da demanda é crucial para a manutenção dos preços, segundo a Mysteel. Além disso, a atividade fabril na China cresceu no ritmo mais rápido em quatro meses, impulsionada por uma demanda mais forte e pedidos de exportação.

Apesar disso, os preços médios de revenda de imóveis residenciais caíram em 100 cidades chinesas em março, sinalizando desafios no setor imobiliário.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará um amplo plano tarifário nesta quarta-feira, com aumento das tarifas sobre produtos da China.

Leia mais em infomoney