Minério enfraquece conforme ameaças de tarifas por Trump elevam temores com demanda
Novas tarifas propostas por Trump geram preocupação no mercado e impacto sobre os preços do minério de ferro. A queda intensifica os desafios enfrentados por mineradoras, que já reportam lucros reduzidos.
Preço do minério de ferro cai devido a ameaças de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Os preços futuros do minério de ferro registraram uma queda de 0,7% nesta terça-feira, fechando a 776,5 iuanes (US$108,56) na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China. O contrato de setembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,93%, para US$102,3 a tonelada.
Trump declarou que a China deve fornecer aos EUA ímãs, ou enfrentar uma tarifa de 200% em meio a uma disputa comercial. Além disso, ameaçou tarifas adicionais para países com impostos digitais.
Essas declarações surgiram após os EUA fecharem acordos comerciais que aliviavam a preocupação com uma recessão global, afetando a demanda por commodities.
No ano passado, os preços do minério de ferro caíram devido à retração da demanda da China, que enfrenta deflação e fraca confiança do consumidor.
Esses preços baixos impactaram mineradoras, como a Fortescue, que reportou seu menor lucro anual em seis anos, e a BHP, que viu seu lucro anual cair para o nível mais baixo em cinco anos.