Minério oscila conforme traders avaliam demanda da China e aumento dos embarques
Investidores analisam a estabilidade da demanda por minério de ferro na China, enquanto aumentos nos embarques da Austrália e Brasil influenciam o mercado. Resultado das negociações mostra leve alta em Dalian, mas queda na Bolsa de Cingapura.
CINGAPURA (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro tiveram movimentação estável nesta quinta-feira na bolsa de Dalian.
Os investidores estão avaliando a demanda resiliente na China em contraposição ao aumento dos embarques da Austrália e do Brasil.
O contrato de setembro do minério de ferro em Dalian encerrou com alta de 0,14%, a 727 iuanes (US$100,93) a tonelada.
Já o minério de ferro de referência de junho na Bolsa de Cingapura caiu 0,56%, a US$99,25 a tonelada.
A demanda por minério permanece sólida, especialmente no setor industrial, que impulsiona o crescimento do consumo de aço, conforme analisado pela corretora Galaxy Futures.
A produção de ferro gusa está alta, com 2,4477 milhões de toneladas registradas esta semana, segundo a corretora Everbright Futures.
Os estoques de minério de ferro importado em 47 portos na China somam 146,28 milhões de toneladas, uma queda de 1,74% na comparação semanal, relatou a Hexun.
Em relação à oferta, o volume embarcado por mineradoras da Austrália e Brasil aumentou 11,7% na semana, totalizando 27,1 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria Mysteel.