Minério sobe com dados otimistas da China, mas preocupação com tarifas reduz ganhos
Os preços do minério de ferro sobem moderadamente, impulsionados por dados otimistas da China, mas preocupações com a demanda devido à guerra comercial persistem. Enquanto novos empréstimos superam expectativas, importações caem para o menor nível em 20 meses, sinalizando desafios futuros.
PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro tiveram leve alta nesta segunda-feira, impulsionados por dados otimistas da China, apesar das preocupações com a demanda devido ao conflito comercial entre EUA e China.
O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) subiu 0,28%, fechando a 706 iuanes (US$96,68) a tonelada.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de maio também registrou alta de 0,6%, atingindo US$97,7 a tonelada.
Novos empréstimos bancários na China aumentaram mais do que o esperado em março, ajudando na recuperação econômica.
Entretanto, dados melhores limitam as expectativas por novos estímulos. Segundo analistas, “quanto melhores forem os dados, menos urgência haverá para novas medidas de estímulo”.
As importações de minério de ferro da China caíram para o menor nível em 20 meses, contrariando as previsões de recuperação após problemas climáticos no fornecimento.
A produção média diária de ferro gusa aumentou pela sétima semana consecutiva, alcançando 2,4 milhões de toneladas, o maior volume em 17 meses até 10 de abril.
Contudo, analistas alertam que a produção pode atingir o pico em breve, devido à demanda sazonalmente mais lenta.