Minério sobe com demanda para reabastecimento das usinas siderúrgicas da China
Demanda por minério de ferro nas siderúrgicas chinesas impulsiona preços, apesar das expectativas de cortes de produção. Análise aponta que margens saudáveis e baixos estoques fortalecem o mercado, mas fatores sazonais ainda geram incertezas.
Contratos futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, impulsionados pela forte demanda de reabastecimento das usinas siderúrgicas na China.
O contrato de setembro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) registrou alta de 0,82%, atingindo 796,5 iuanes (US$110,89) a tonelada. Já na Bolsa de Cingapura, a alta foi de 1,32%, subindo para US$103,45 a tonelada.
A demanda foi aquecida por margens de lucro saudáveis e baixos estoques, porém, a expectativa de cortes de produção no norte da China limitou os ganhos. Este impacto é devido a um desfile militar em 3 de setembro, conforme indicam analistas do ANZ.
Em julho, as usinas siderúrgicas de alto-forno da China tiveram melhora de lucros nas vendas de aço acabado, apesar de custos de produção elevados. Essa recuperação foi atribuída aos preços domésticos do aço, segundo a consultoria Mysteel.
No entanto, fatores sazonais como altas temperaturas e chuvas fortes afetaram a construção, levando ao acúmulo de estoques de aço. Mesmo assim, os preços firmes das matérias-primas deram suporte aos preços do aço, segundo a Hexun.