Minério tem perda semanal com demanda mais fraca da China e incerteza comercial
A demanda reduzida por minério de ferro na China pressiona os preços, que registraram quedas semanais em ambas as bolsas. A produção de ferro gusa também caiu pela terceira semana consecutiva, evidenciando preocupações com a atividade fabril.
Preços futuros do minério de ferro caem nesta sexta-feira em Cingapura, com perdas semanais devido à diminuição da demanda na China.
O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian caiu 0,43%, fechando a 702 iuanes (US$97,65) a tonelada, com uma perda semanal de 2,84%.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de junho registrou queda de 0,66%, a US$96,25 a tonelada, com baixa de 1,91% na semana.
A produção de ferro gusa caiu pela terceira semana consecutiva, atingindo 2,42 milhões de toneladas. A demanda sazonal por aço está em seu pico, mas a dos materiais de construção deve diminuir.
Apesar disso, os lucros das usinas siderúrgicas oferecem suporte aos preços, segundo a corretora Hexun Futures.
A atividade fabril na China deve ter se contraído pelo segundo mês consecutivo em maio, conforme pesquisa da Reuters. As tensões comerciais estão impactando os fabricantes.
Nos EUA, as tarifas de Donald Trump foram restabelecidas temporariamente após decisão judicial. Os mercados financeiros na China estarão fechados na segunda-feira e retornarão na terça-feira, 3 de junho.