Ministério Público de SP identifica operações do PCC em 28 países
PCC expande suas operações internacionais ao se infiltrar em presídios e recrutar membros fora do Brasil. Mapeamento revela a presença da facção em 28 países, com destaque para América do Sul e Europa.
O Ministério Público Estadual de São Paulo divulgou um mapeamento da presença do PCC (Primeiro Comando da Capital) em 28 países de 4 continentes nesta terça-feira (24.jun.2025).
A facção se infiltrou em presídios estrangeiros para recrutar novos integrantes e expandir operações de tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro.
O PCC, surgido nos anos 1990, adotou estratégias de estabelecimento permanente em alguns países, enquanto realiza negócios pontuais em outros.
De acordo com o levantamento de dezembro de 2023, cerca de 53% dos integrantes fora do Brasil estão presos. No total, a organização conta com aproximadamente 40.000 pessoas, sendo 2.078 no exterior.
A presença do PCC foi identificada em países como:
- Alemanha
- Argentina
- Bélgica
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Guiana Francesa
- Guiana
- Holanda
- Inglaterra
- Irlanda
- Itália
- Japão
- Líbano
- México
- Paraguai
- Peru
- Portugal
- Sérvia
- Suíça
- Suriname
- Uruguai
- Venezuela
Os países com maior presença do PCC são Paraguai (699 integrantes) e Venezuela (656 integrantes), considerados estratégicos devido à proximidade com o Brasil e sua relação com o tráfico de cocaína.