Ministro anuncia MP para passar Porto de Itajaí (SC) para controle federal e ataca governador
Medida provisória visa transformar Porto de Itajaí em uma doca federal e independente. Anúncio acontece durante cerimônia de retomada das operações, marcada por críticas ao governador local.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), anunciou uma medida provisória para transferir a administração do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, para a administração federal.
O anúncio ocorreu durante a cerimônia de retomada das operações do porto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Costa Filho destacou: "Esse é um dos momentos mais importantes para o setor portuário brasileiro. Vamos transformar o porto em uma doca independente e em um porto federal."
Além disso, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a Seara, do grupo JBS, a assumir o controle da empresa responsável pela operação do porto.
Atualmente, a Antaq está conduzindo o processo de concessão do arrendamento definitivo do terminal de contêineres, dividido em duas partes: o canal de acesso e o terminal de contêineres e carga geral.
No evento, Costa Filho também criticou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que não compareceu, afirmando: "Se tem um governador que está sendo ingrato com o presidente Lula é o governador deste Estado."