HOME FEEDBACK

Ministro da França não vê riscos para economia apesar de crise política

Ministro das Finanças descarta crise financeira enquanto país enfrenta votação decisiva. Eric Lombard garante que as finanças estão sob controle e espera reduzir déficit público.

Ministro das Finanças da França, Eric Lombard, afirmou nesta quinta-feira (28) que não vê risco de crise financeira no país, buscando tranquilizar os investidores.

O governo enfrenta uma provável derrota em um voto de confiança no próximo mês, após o primeiro-ministro François Bayrou anunciar cortes orçamentários que geraram pressão sobre títulos e ações franceses.

Bayrou vai concentrar o voto na necessidade de restaurar as finanças do país e obter a aprovação para seus planos orçamentários. Lombard mencionou o risco de intervenção do Fundo Monetário Internacional, se a situação financeira não for controlada.

No entanto, Lombard adotou um tom otimista, afirmando: "Não acredito em uma crise financeira". Ele destacou que o país é rico e está sob controle, com empresas funcionando bem.

O ministro também afirmou que não há dificuldade em financiar a economia e que o déficit público será reduzido para 5,4% do PIB até o final do ano.

Partidos de oposição prometem derrubar o governo minoritário no voto de confiança marcado para 8 de setembro.

Leia mais em valoreconomico