HOME FEEDBACK

Ministro da Previdência diz existir “desejo da centro-direita de matar os sindicatos”

Ministro da Previdência critica projetos que buscam eliminar descontos associativos, defendendo a importância dos sindicatos. Queiroz destaca que a medida pode enfraquecer entidades sérias e é parte de um debate ideológico mais amplo.

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, criticou projetos de lei que buscam o fim dos descontos associativos, afirmando que são tentativas da direita para enfraquecer os sindicatos.

Durante o 20º Congresso da Abraji, Queiroz declarou: “Existe um desejo claro da centro-direita de matar os sindicatos...” e ressaltou que esses descontos são vitais para a sobrevivência das entidades sindicais.

Descontos associativos são valores retirados da folha de pagamento de aposentados e pensionistas que são filiados a entidades sindicais, destinados a financiar serviços como atividades físicas e assistência médica e jurídica.

Desde 2016, denúncias apontam que muitos descontos eram feitos sem autorização e por associações que não cumpriam suas promessas.

Queiroz destacou que, apesar das fraudes, existem entidades sérias que seriam prejudicadas pelo fim dos descontos.

Atualmente, há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, com expectativa de votação para segunda-feira (14), relatado pelo deputado Danilo Forte (União-CE) e em regime de urgência.

Leia mais em infomoney