Ministro de Finanças do Japão diz que Treasuries são ‘trunfo’ em negociações tarifárias com EUA
Ministro japonês destaca que a detenção de Treasuries pode ser usada como estratégia nas negociações tarifárias. Kato ressalta que o Japão está preparado para reagir a impactos econômicos decorrentes das tarifas dos EUA.
Ministro de Finanças do Japão, Katsunobu Kato, declarou que o vasto volume de Treasuries que o Japão possui pode ser um “trunfo” nas negociações tarifárias com os EUA.
Ele afirmou que o Japão tem uma “carta na mesa”, mas a decisão de utilizá-la será separada. O Japão não revelou se aumentará as vendas de títulos do governo americano nas negociações sobre tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Com um estoque de US$ 1,13 trilhão em Treasuries, o Japão é o maior detentor estrangeiro, seguido pela China. Kato também destacou que o Japão reagirá se as tarifas americanas incentivarem a venda de produtos chineses mais baratos no Japão.
O ministro enfatizou que a gestão cambial não faz parte das negociações comerciais, e que as taxas de câmbio devem ser determinadas pelo mercado. Trump criticou o Japão por suas políticas que enfraquecem o iene.
As declarações de Kato vêm após uma segunda rodada de discussões tarifárias entre EUA e Japão em Washington. O Japão busca redução das tarifas sobre aço e carros, além de evitar um aumento tarifário sobre as importações japonesas, previsto para julho.
*Com informações do Estadão Conteúdo, Associated Press e Dow Jones Newswires
Publicado por Fernando Dias