HOME FEEDBACK

Ministro de Lula diz que falará com Motta para manter mandato de Glauber

Ministro Márcio Macêdo busca diálogo com o presidente da Câmara para salvar o mandato de Glauber Braga, que enfrenta processo de cassação. Deputado do Psol realiza greve de fome em protesto contra a decisão do Conselho de Ética.

Ministro Márcio Macêdo (PT-SE) afirmou que irá contatar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em busca de uma “saída negociada” para o caso do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que enfrenta um processo de cassação.

Braga está em greve de fome desde o dia 9 de abril, quando o Conselho de Ética aprovou, com 13 votos a 5, um relatório recomendando sua cassação.

Macêdo destacou que a questão do mandato é “muito séria” e afirmou que a democracia deve ser reforçada. Ele pretende dialogar com Motta para preservar o mandato e a saúde de Braga. “Não é algo discutido dentro do governo”, disse o ministro.

Glauber enfrenta um processo devido a uma agressão ao youtuber Gabriel Costenaro, ocorrida em abril de 2024. Costenaro alegou ter sido expulso da Câmara por Braga, que acusa a situação como uma tentativa de perseguição política por parte do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O processo de cassação ainda pode ser contestado. Se levado ao plenário, são necessários ao menos 257 votos para a confirmação da perda do mandato.

Leia mais em poder360