Ministro diz que Israel voltará a operar com “força total” em Gaza
Ministro israelense afirma que ofensiva na Faixa de Gaza seguirá até a remoção do Hamas. Moradores são orientados a deixar a região por questões de segurança, mas sem garantia de retorno após a operação.
Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou que as IDF operarão com “força total” na Faixa de Gaza.
Em publicação no X (ex-Twitter) nesta 4ª feira (26.mar.2025), Katz afirmou que os planos de ataque estão “preparados e aprovados”. O governo israelense solicitará que os palestinos deixem a região.
Katz responsabilizou o Hamas por colocar vidas em risco e afirmou que os moradores de Gaza deveriam exigir a “remoção do Hamas” e a libertação dos reféns israelenses para acabar com a guerra.
Desde 18 de março, Israel retomou os ataques na região, rompendo o cessar-fogo de 19 de janeiro. O governo justificou a ofensiva pela demora do Hamas em libertar reféns.
Embora Israel peça a saída dos palestinos por segurança, não existe um plano para o retorno após a operação. Katz afirmou que a saída será facilitada por medidas de “saída voluntária”.
Katz menciona que os territórios “serão integrados à formação de defesa” israelense, mas não detalhou se se referia a áreas já controladas ou a todo o território de Gaza.
O ministro também destacou que a ação do governo segue a “visão” do presidente dos EUA, Donald Trump, que pretende transformar a região na “Riviera do Oriente Médio”.